
A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal e que interfere na capacidade do cérebro e da medula espinhal para controlar funções, como caminhar, enxergar, falar, urinar e outras. Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente: fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora. O doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamentos em partes do corpo.
Em alguns casos a doença pode provocar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual.
A determinação de metas e seleção do tratamento devem ser cuidadosamente planejadas em torno das (in)capacidades e necessidades individuais de cada paciente. Apesar dessas necessidades variarem consideravelmente, as seguintes metas a curto prazos são apropriadas a maioria dos pacientes com EM:
- Aumentar ou manter as Amplitudes de Movimento;
- Melhorar o distúrbio sensitivo;
- Cuidados com apele (autocuidado);
- Regular tônus e atividade reflexa;
- Melhorar força muscular;
- Melhorar controle motor;
- Melhorar coordenação;
- Melhorar padrão de marcha;
- Melhorar Atividades de Vida Diária
Agende sua Constulta Agora Mesmo!
Fisioterapeuta com atendimento domiciliar. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou ligue. Atendo Maringá e região (consulte a disponibilidade).