artrose

A osteoartrite, também conhecida como osteoartrose ou artrose, é uma doença reumática que ocorre predominantemente na cartilagem da articulação (recobre a terminação do osso). Promove lesões anatômicas que se caracterizam por degeneração da cartilagem, endurecimento ósseo e remodelação do osso, pois este fica fragilizado. A degeneração associada à inflamação pode levar a alterações das estruturas ao redor como os músculos e as bursas. Esta degeneração por tempo prolongado aumenta o atrito entre os ossos, causando o endurecimento e a diminuição do movimento da articulação. Ocorre, predominantemente, no sexo feminino, durante a idade adulta: entre a quarta e quinta décadas, no período da menopausa.

Sinais e sintomas

Dor, que inicialmente é ao movimento, porém no estágio mais avançado torna-se constante, rigidez na articulação, parestesia (sensação de frio, calor, formigamento e/ou pressão), perda de força muscular, deformidade progressiva e perda da função.

A fisioterapia é um dos tratamentos indicados para osteoartrite, pois atua na prevenção, no tratamento e no pós-operatório dos pacientes submetidos à artroplástia. O atendimento fisioterapêutico tem o intuito de minimizar os sinais e sintomas apresentados quebrando o ciclo vicioso (“dor – incapacidade funcional – queda das atividades de vida diária – piora da qualidade de vida – dor”) e restabelecer a função. Para tanto, atua em cima dos fatores de risco. Utiliza-se de treinamento de força muscular, ganho de flexibilidade, minimização dos vícios posturais, correções de posicionamento quanto à realização dos exercícios repetitivos, melhora da funcionalidade, consequentemente, da qualidade de vida.

Dra. Claudia M. da Silva Caetano

Crefito 47030-F

Agende sua Constulta Agora Mesmo!

Fisioterapeuta com atendimento domiciliar. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou ligue. Atendo Maringá e região (consulte a disponibilidade).