prevencao de sequelas e reabilitacao de pacientes graves de COVID-19

As infecções causadas pelo novo coronavírus podem deixar sequelas motoras e respiratórias em alguns pacientes que tiveram complicações decorrentes da doença.

A fisioterapia para pacientes graves é voltada para os indivíduos que saem do hospital geralmente com traqueostomia e/ou dependentes de ventilação mecânica. A fisioterapia trabalha para o desmame desses suportes e o tempo vai depender da evolução de cada quadro.

Dentre as várias sequelas causadas pela Covid-19, estão fraqueza muscular, fadiga e alteração da marcha.

A permanência desses pacientes pode estender-se de duas a três semanas, e nos casos mais graves esse período de internação pode ser ainda maior.

A fisioterapia respiratória iniciada logo após a alta hospitalar é decisiva para a recuperação do paciente, pois seu pulmão é afetado por uma “cicatriz” (fibrose pulmonar), alterando assim sua capacidade ventilatória pela falta de oxigenação.

Assim como as lesões que envolvem o sistema respiratório, a perda de peso, as dores musculares, a fraqueza da musculatura dos membros, a desnutrição, a deglutição dolorosa por causa da intubação e sequelas adquiridas no período de internação, também podem retardar a recuperação em meses.

Ainda é incerto dizer quais são todas as complicações adquiridas pelo vírus neste momento, mas é certo dizer que uma grande parte destes pacientes diagnosticados pela Covid-19 necessitam de cuidados multidisciplinares.

Entre as incidências comuns resultantes do coronavírus, estão: a necessidade do uso contínuo de oxigenoterapia domiciliar, sequelas por AVC, trombose, insuficiência renal, perda do paladar e olfato, alterações de memória, medo, transtorno de ansiedade e estresse pós-traumático decorrentes da doença.

A Dra. Claudia está atendendo durante a pandemia do coronavírus, visando o acompanhamento da evolução dos pacientes pós alta hospitalar.

Dra. Claudia M. da Silva Caetano

Crefito 47030-F

Agende sua Constulta Agora Mesmo!

Fisioterapeuta com atendimento domiciliar. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou ligue. Atendo Maringá e região (consulte a disponibilidade).