sindrome-down

Síndrome de Down É uma disfunção genética que leva ao atraso no desenvolvimento motor e mental da criança.

Podem apresentar problemas cardíacos, respiratórios, digestivos, endócrinos e motores. Além de retardo mental, déficit de atenção, convulsões, entre outros.

A fisioterapia é dirigida aos movimentos dos membros ou do corpo todo (motricidade global).

Neste tratamento, são eliminadas as reações patológicas através de algumas técnicas especiais.

Deve-se treinar as crianças especificamente para que elas aprendam a realizar atividades motoras com eficiência, pois a criança deve aprender a iniciar os movimentos e a controlar os segmentos de seu próprio corpo.

Para que sejam obtidos bons resultados, deve-se ter conhecimento dos problemas que causaram as deficiências motoras, pois o tipo de processo terapêutico e a gravidade da deficiência mental determinarão a eficácia dos tratamentos fisioterapêuticos.

A criança deve ser estimulada precocemente, pois a hipotonia e a falta de força muscular dificultam o desenvolvimento motor desses pacientes.

Na fisioterapia são treinadas algumas posições como sentada, de gato, em pé, além do treino de preensão e manipulação de objetos grandes e pequenos (coordenação motora grossa e fina), que são atos importantes para que a criança contribua nas suas atividades de vida diária (AVD). Além disso, na fisioterapia há também a preocupação com a prevenção de contraturas de partes moles e de deformidades nos casos em que a criança fica imobilizada.

A fisioterapia insere estas crianças na sociedade, pois minimiza suas limitações e atrasos que ela apresentará. Com a fisioterapia em casa, ela terá uma atenção voltada especificamente ao contexto onde vive e às suas principais dificuldades, através de estímulos para o desenvolvimento da motricidade, dos sentidos e da aprendizagem.

Dra. Claudia M. da Silva Caetano

Crefito 47030-F

Agende sua Constulta Agora Mesmo!

Fisioterapeuta com atendimento domiciliar. Envie uma mensagem pelo WhatsApp ou ligue. Atendo Maringá e região (consulte a disponibilidade).